Paranaguá – PR | O leilão de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) foi vencido pelo Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD). O processo encontra-se em fase de tramitação para a assinatura do contrato, que, após finalizada, dará início aos estudos e avaliações de cronograma para as obras previstas no edital. A expectativa é que o empreendimento comece a avançar a partir de 2026.
O Consórcio CCGD é formado pelas empresas FTS Participações e a belga DEME Concessions.
Ao longo dos 25 anos de contrato, serão empenhados R$ 1,22 bilhão no empreendimento. Entre as principais melhorias previstas, destaca-se o aumento do calado – a partir do quinto ano de concessão – para 15,5 metros (o acesso aquaviário atual é de 13,3 metros). Com essa otimização, o Porto de Paranaguá poderá receber embarcações maiores, aumentando a produtividade portuária do Estado e do Brasil.
Além do calado, foram definidas a ampliação e o alargamento do canal, o alargamento da bacia de evolução e o aprofundamento da área de fundeio, entre outras melhorias. O futuro concessionário executará, também, serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, e implementará programas e monitoramentos ambientais. (Fonte: ConVisãoCNC) | (Legenda: Ilustração | Crédito: Foto: Cláudio Neves / GCOM Portos do Paraná)
