Babilônia é a primeira favela a receber cobertura de telhas fotovoltaicas da Eternit

Rio de Janeiro – RJ | O primeiro telhado fotovoltaico da Eternit instalado em uma favela foi recebido em uma residência na Comunidade da Babilônia, no Rio de Janeiro. Em parceria com a ONG Revolusolar, a companhia doou uma série de itens para a construção da cobertura. Foram 12 telhas fotovoltaicas Eternit Solar, o Eterfoil (manta térmica de subcobertura), cumeeiras, telhas, mão de obra de instalação e disponibilizou orientação técnica para finalização do telhado. Lançada no primeiro semestre de 2023 pelo grupo, a solução chegou ao mercado com a perspectiva de democratizar o acesso à energia renovável, já que possui compatibilidade com as amplamente conhecidas telhas onduladas de fibrocimento. Com a estimativa de geração mensal de energia de 200 kwh/mês e uma potência de 1,72 Kwp, a economia na conta de luz pode chegar entre R$ 150 e R$ 200 por mês em casas populares, como a selecionada na comunidade.

“A energia solar é uma solução revolucionária que vem sendo cada vez mais acolhida pelo público brasileiro. É uma tecnologia que tem alto potencial de mercado e que irá beneficiar uma camada maior da população por seu custo mais acessível”, destaca Roberto de Oliveira Andrade, presidente da Eternit, acrescentando que a companhia já estuda outros pilotos em comunidades.

O sistema fotovoltaico instalado na residência da Babilônia, que abriga um casal de idosos, foi on-grid, ou seja, conectado à rede pública de distribuição de energia elétrica. As telhas são projetadas para se integrarem perfeitamente a telhados novos ou a telhados pré-existentes, sem necessidade de grandes modificações na estrutura, uma vez que o peso da telha permanece praticamente o mesmo com as células fotovoltaicas aplicadas. “Fizemos apenas algumas adaptações na casa para regularizarmos a construção e deixá-la mais confortável termicamente”, explica Fábio Filho, Supervisor de Projetos Fotovoltaicos.

A iniciativa acontece em meio ao crescimento da energia fotovoltaica no país. Com dois gigawatts (GW) de energia solar adicionados somente este ano, o Brasil ultrapassou a marca de 39 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte fotovoltaica desde 2012, somando as usinas de grande porte e de geração distribuída (telhados, fachadas e pequenos terrenos, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

(Fonte: Agência Ryto)
(Legenda: Divulgação | Crédito: Eternit)

Assinaturas

Tenha acesso às informações completas e a boletins por e-mail

Recentes

Veja também

Insistência por telefone após mensagem de WhatsApp permite obter dados de obra

Brasil | Um dos fatos mais comuns durante a prospecção inicial é o envio de uma mensagem de...

Tempo perdido em prospecção inicial pode ser melhor utilizado no desenvolvimento de negócios

Brasil | Quem assina o sistema premium de informações de obras da ConVisão aplica melhor um dos recursos...

MRV&CO abre seus canteiros de obras para estudantes brasileiros

Brasil | A MRV&CO, grupo formado pelas empresas MRV, Sensia, Luggo, Urba e Resia, desenvolveu o Portas Abertas,...

Empresa que promove saúde mental a trabalhadores vai ter certificação do governo

Brasil | Empresas reconhecidas como promotoras da saúde mental e do bem-estar entre seus colaboradores agora podem receber...

Descubra mais sobre ConVisão CNC

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Conversar
1
Mais informações?
Escanear o código
Ao enviar a mensagem, por favor, informe o assunto para mais informações:
1- CNC
2- CNC+ (por assinatura)
3- Sistema Premium de Obras da ConVisão (por assinatura)