A comemoração de 60 anos com um vinho para marcar

São Paulo – SP | Por Regis Gehlen Oliveira | O tempo passa, e essa pequena frase tão batida guarda uma verdade incontestável. Não parece que foi ontem, outras palavras constantemente repetidas, já vai longe o tempo em que conheci Gilvan Passos, foi nos anos 2000, na Cidade do Porto, numa exaustiva viagem de imprensa à Região dos Vinhos Verdes. Em um ritmo diário de várias degustações e visitas a vinícolas, provamos centenas de vinhos durante quase uma semana. Após, por conta própria, num clima para relax, antes de voltar a São Paulo, na mesma jornada programei conhecer Lisboa pela primeira vez, e Gilvan mudou seu retorno para a sua Natal, e foi junto, para visitarmos os principais pontos da capital portuguesa. Desse começo de amizade e do reconhecimento de talento, resultou pouco tempo depois um convite para ele ser colunista do jornal Vinho&Cia, na época impresso mensalmente, e desde então, anos após anos, contamos com seus textos aqui, e também, recentemente com seus vídeos virais no Cg10 Canal Gourmet.

Gilvan não deixou sua passagem pelos seus 60 anos em branco, dando mais uma coroação na sua jornada profissional pelo mundo do vinho, que começou a partir de 1998, quando era gerente de uma pequena fábrica de bordados em Natal, um trabalho que ele considerava monótono, e resolveu comprar alguns vinhos, iniciando seus estudos sobre o assunto. Evoluiu fortemente ao longo dos anos, levou seu conhecimento a muitos pelo Nordeste, e expandiu suas fronteiras, sendo hoje reconhecido pelo Brasil e também no exterior. Foi um dos palestrantes da Conferência Internacional VendaVinhos, realizada pelo Vinho&Cia, sob o tema “Como vender vinhos em climas quentes”. E para marcar todo esse tempo inexorável fez um pré-lançamento no final de 2023 de seu próprio rótulo “De Los Passos”, com previsão de entrega aos compradores em fevereiro de 2024, quando foi seu aniversário.

Apresentado numa belíssima caixa e com design gráfico moderno, provei o seu vinho na companhia de amigos no início deste ano de 2024, e desde então estava para escrever sobre ele. Demorei a colocar as observações escritas, até mal educadamente, mas fui atropelado nos últimos tempos pela vida pessoal e profissional. Poderia dar a ele a impressão de que não havia gostado, mas na época fiz questão de oferecer também o vinho à prova para amigos acostumados a degustar bons produtos do mundo afora. E gostei, e gostamos, compatível com a sua faixa de preços.

Gilvan foi buscar o seu rótulo numa região em desenvolvimento na gama de vitis vinifera, em Flores da Cunha, conhecida bastante pela vasta produção de vinhos de garrafão, ou de mesa, mas que evolui a cada dia em produtos de nível superior, hoje como Altos Montes. Na segunda metade dos anos 2000, Vinho&Cia foi o primeiro veículo de imprensa a fazer em São Paulo uma degustação com os rótulos finos que lá nasciam, “descobertos” por um dos maiores conhecedores de vinhos brasileiros, Sérgio Inglez de Sousa, então colunista do jornal.

“De Los Passos” é um corte com 40% Syrah, 20% Tannat, 20%, Cabernet Franc e 20% Merlot, vinificado pela Viapiana. Traz uma boa presença aromática, e na boca uma adequada estrutura. Os amigos que degustaram comigo o vinho não sabiam o que era e nem tinham noção da origem. Antes de revelar, perguntei a eles se comprariam uma garrafa, e a resposta foi positiva. Minha avaliação foi 90 pontos, considerando principalmente que o provei ainda bastante jovem. Sugestões de acompanhamento são com queijos duros, massas italianas intensas e carnes não muito gordurosas mas suculentas, como fraldinha ou shoulder.

Suas garrafas iniciais à venda foram todas comercializadas, porém espero que o Gilvan Passos guarde pelo menos algumas dessa safra, para que eu e ele possamos tomar juntos nos nossos 65, 70, 75…

(Fonte: CNC)
(Legenda: Gilvan Passos | Crédito: Vinho&Cia)

Assinaturas

Tenha acesso às informações completas e a boletins por e-mail

Últimas

Veja também

Vinho e Ocasião

Por Gilvan Passos | Discordo do ditado irreflexivo e popularmente consagrado que diz que “A ocasião faz o...

Vinícola da Serra Gaúcha renova ambiente, valorizando patrimônio familiar

Flores da Cunha – RS | Localizada em Flores da cunha, a Vinícola Mioranza, que vai completar 60 anos...

A diferente vinícola Dagaz e seus rótulos

Chile | Por Regis Gehlen Oliveira | O projeto chileno da vinícola Dagaz, que significa o início de...

Curso de Vitivinicultura e Enologia do Centro Paula Souza tem alta demanda no ano de estreia

Jundiaí - SP - Na Etec Benedito Storari, em Jundiaí, no estado de São Paulo, as aulas do...

Descubra mais sobre ConVisão CNC

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Conversar
1
Mais informações?
Escanear o código
Ao enviar a mensagem, por favor, informe o assunto para mais informações:
1- CNC
2- CNC+ (por assinatura)
3- Sistema Premium de Obras da ConVisão (por assinatura)